Noticias

publicidade

publicidade

ELES ESTÃO DE VOLTA"

Os caramujos podem transmitir doenças, caso estejam contaminados com parasitas, por isso a proliferação da espécie pode causar riscos à saúde. - Tempo úmido e quente atrai mais pragas Moradores de alguns bairros de Coração de Maria estão sofrendo com a proliferação de caramujos em suas residências, porém o risco de outros bichos, como lesmas, ratos e escorpiões, também é iminente neste período de chuva e calor. A explicação para o aparecimento dos moluscos se deve provavelmente ao forte calor e ao aumento da frequência e intensidade das chuvas, quando estes animais saem de seus esconderijos em busca de alimentos e locais mais frescos e secos. Os lugares mais frequentes são terrenos abandonados com mato e sujeiras e jardins residenciais. O contato direto com algumas espécies pode causar problemas à saúde, caso estejam contaminados com parasitas ou sejam peçonhentos.
Contra escorpiões e aranhas são necessários cuidados contra envenenamento, o que pode agravar ainda mais estado de saúde se a vítima for criança, doente ou alérgico.
A maioria das aranhas encontradas em áreas urbanas não oferece perigo, mesmo assim, é melhor evitar o contato.
O muco do caramujo pode transmitir um tipo de meningite (meningite eosinofílica), o que pode causar cegueira ou levar a óbito dependendo da gravidade, além de problemas abdominais (angiostrangilíase abdominal), muitas vezes a pessoa contaminada não apresenta sintomas, mesmo assim em alguns casos pode levar a morte, por perfuração intestinal e peritonite.
Para evitar a proliferação desses bichos peçonhentos e transmissores de doenças, é necessário manter a casa e terrenos limpos, de forma que não acumulem mato alto, lixo ou entulho de restos de construção civil. “Com isto se evita também outros problemas e doenças que são transmitidos por insetos, como dengue ou hantavirose, essa transmitida por roedores”.
Os caramujos devem ser coletados com luva ou sacos plásticos, nunca com a mão desprotegida para evitar qualquer tipo de contato. Se a quantidade for grande, melhor coletá-los e queimá-los. Os caracóis devem ser quebrados para evitar que acumulem água.
Biólogas da Divisão de Controle de Zoonoses de Salvador, recomendam no combate ao caramujo: para um litro de água misturar um quilo e meio de cal, um quilo de sal e um copo de água sanitária, guardar em garrafa pet com perfurações no gargalo, para que acumule gás. Sempre que necessário, borrifar a solução em cima do molusco.As biólogas também alertam sobre os riscos de transmissões de doenças por meio do contato com pombos, carrapatos, pulgas e morcegos.
Mais orientações no combate de pragas, dedetização com inseticida e raticida, e notificações de terrenos abandonados, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, através da Secretaria de Saúde dos Município

  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo