Noticias

publicidade

publicidade

Prefeito Ricardo Machado é acusado de superfaturamento na reforma de escolas

Na tarde desta quarta-feira (31), o vereador Justino de Oliveira (PSD) denunciou ao Bocão News um caso de suposto superfaturamento na cidade de Santo Amaro, durante gestão do prefeito Ricardo Machado (PT), em 2009. De acordo com o vereador, a Corregedoria Geral da União (CGU) apontou irregularidades na reforma de escolas feitas em caráter emergencial e com dispensa de licitação. “Nós fizemos essa denúncia após o parecer da CGU e encaminhamos ao Ministério Público Estadual e ao Federal. O relatório é algo revoltante, a ponto de ter indicação de interdição de algumas escolas. Essas escolas tiveram alto custo na recuperação, que dava até para fazer outro colégio. Um superfaturamento”.

Conforme a denúncia apresentada pelo vereador, o prefeito reeleito de Santo Amaro, gastou em reformas de 34 escolas R$ 2.570.443,10. “Onde já se viu iniciar uma reforma pela pintura? Na verdade fez o que? Apenas trocou de cor? A maquiagem vermelha foi muito cara”, afirma referindo-se à Escola Euclides Conceição, onde foram investidos R$ 37.934,15. 



O Bocão News teve acesso a um dos relatórios feitos pelo Ministério Público do Estado da Bahia, na Escola Alfredo Lemos, que fica na localidade de Subaé.  Segundo o relatório feito pela promotora Adriana Imbassahy, foram flagradas situações graves que “poderiam facilmente ser resolvidos com uma melhor gestão”. A promotora ressalta que a escola passou por uma reforma em 2011. Na oportunidade, foi instalada de um Infocentro. “Atualmente, o Infocentro somente está servindo de risco para as crianças e funcionários que ali estão, pois pode desmoronar a qualquer momento”, aponta. Para ela, a unidade tecnológica deveria estar desativada.

Ainda segundo o relatório, em uma das salas há lonas improvisadas no teto para que as fezes de morcegos não caiam nos alunos, além de um fedor insuportável que os alunos são obrigados a aturar. “As janelas permanecem abertas em tempo integral por conta do odor. O teto das salas de aula e de pelo menos um dos banheiros são repletos de buracos e, na chuva, somente o que os alunos podem aprender é que não tem direito à dignidade, que deve ser inerente a todo cidadão”, acrescenta a promotora.

A promotora aponta que a escola possui uma ampla área no fundo que poderia ser usada para prática esportiva, mas o matagal, a sujeira e a parte do muro destruída impede a prática. Ela acrescenta também que a caixa d’água somente “serve para desperdício, pois não há manutenção há três anos”.

“Quem fiscalizou as obras e deu ‘aval’ para pagamento dos serviços ao que se evidenciou muito mal prestados? Alguém deve ser responsabilizado, mas o que se viu nesta escola foi que a comunidade e os alunos que ali estão é que estão ‘pagando o pato’ por tamanho absurdo. Foram tantos absurdos encontrados que pensamos até que o melhor seria a imediata interdição da escola”, lamenta.

Em conversa com o Bocão News, o vereador colocou que sofre perseguição política por ser o único edil da oposição na Câmara Municipal dos Vereadores e por sempre denunciar essas irregularidades. “Imagine uma pessoa no caldeirão do inferno. Já tentaram até cassar meu mandato”, revela.
  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo